Índios Waurá

Seguindo a classificação estabelecida por Galvão (1960) em áreas culturais, destacamos a Área V - Alto Xingu, evidenciando a produção de cerâmica dos povos indígenas Waurá que se sobressai dentro do grupo por conta da alta produção. Confeccionam também arte plumária, cestaria e máscaras usadas em rituais. Para a cerâmica fabricam basicamente “três categorias de vasilhames: panelas (muito grandes, médias e muito pequenas), vasos zoormorfos e vasos de pequenas dimensões” (p. 209). E ainda tem as panelas utilizadas nos rituais, como o de furação das orelhas dos meninos.
As panelas grandes são multifuncionais sendo utilizadas no processamento da mandioca, no preparo de alimentos à base de milho e ainda servem para depositar água e armazenar objetos menores. As médias são utilizadas para guardar mandioca e transportar água. Enquanto que as pequenas servem para o preparo de peixes e armazenamento de sementes.
São utilizadas pelas mulheres para distribuir a comida, assim também para guardar alimentos como gafanhotos torrado, milho assado e pequenos frutos silvestres.
As representações zoomorfas utilizadas são escolhidas pelo grupo que as julga como adequadas, por exemplo, peixes, tatus, coatis, pacas e algumas outras. Enquanto que as cobras, cachorros e onças são tidos como inconvenientes ou mesmo são proibidas. A decoração aplicada apresenta as mesmas características das outras panelas.

Nenhum comentário: